A Especialização

Diplomacia e Relações Internacionais é um curso de pós-graduação lato sensu oferecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia (GO). Em formato, corpo docente e matriz curricular, é uma proposta singular, ideal para quem quer seguir uma carreira internacional ou acadêmica, em cargos como diplomata, analista de comércio exterior, oficial de inteligência, gestor público, pesquisador e professor.

O corpo docente provém da própria UFG e de Brasília, incluindo profissionais atuantes em carreiras internacionais. Do total de professores, 80% são Doutores, e 20%, Mestres.

Claramente baseada na multidisciplinaridade, a matriz curricular é a seguinte:

1.      História Mundial

2.      Teoria Econômica

3.      História do Brasil

4.      Geografia

5.      Política Internacional

6.      Direito Constitucional

7.      História da Política Exterior do Brasil

8.      Economia Brasileira

9.      Brasil Contemporâneo

10.  Relações Internacionais do Brasil

11.  Direito Internacional

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Público alvo: graduados em Relações Internacionais ou áreas afins em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (requisito obrigatório); interessados em concursos públicos para cargos no Ministério das Relações Exteriores, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na Agência Brasileira de Inteligência, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, entre outros; estudantes interessados em mestrado ou doutorado.

Carga Horária Total: 360 horas presenciais

Turno: noturno em dias úteis e diurno aos sábados; aulas semanais

Número de Vagas: 41 (sendo 10% das vagas reservadas para servidores da UFG)

Local onde as aulas serão ministradas: salas da Faculdade de Ciências Sociais e Centros de Aulas do Campus Samambaia, Regional Goiânia, da Universidade Federal de Goiás.

Estão entre os objetivos deste Curso:

• Responder às demandas da sociedade do Estado de Goiás por conhecimentos profundos que articulem história, cultura, economia, direito e geografia sobre o Brasil e o mundo, oferecendo uma visão de mundo diferenciada, interdisciplinar e multicultural;
  • Contribuir para o aprimoramento da capacidade de estudantes graduados de alcançarem suas metas profissionais em concursos públicos que dão acesso a carreiras internacionais, desenvolvendo as suas capacidades de análise e de crítica;
  • Criar redes pessoais e institucionais da comunidade de Relações Internacionais de Goiás com profissionais de Brasília, tais como diplomatas, analistas de comércio exterior, oficiais de inteligência, entre outros;
  • Apoiar e qualificar o ensino da pós-graduação e da graduação na UFG, especialmente em Relações Internacionais e áreas afins, por meio da organização de minicursos, palestras e oficinas; e
  • Criar condições para novas iniciativas no âmbito da pós-graduação em Relações Internacionais e áreas afins, por meio do apoio à infraestrutura, à qualificação e à publicação de pesquisas.